Perguntas


QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE SE USAR BODYTALK ?

São pontos altos do BodyTalk - sua simplicidade, eficiência e rapidez de resultados. Não é invasivo, é de uso direto e objetivo e funciona bem tanto em pessoas como em animais. Ainda que a técnica do BodyTalk seja aplicada de forma incorreta, nada de errado pode decorrer. Simplesmente, a melhora, no grau que seria possível não ocorre, como também não ocorre nenhum resultado negativo. Isso significa dizer que, qualquer pessoa que receba uma sessão de BodyTalk, não tem nada a perder e muito a ganhar em relação a sua saúde.


POR QUÊ PRECISAMOS DE BODYTALK?

O corpo possui mecanismos internos próprios para desencadear o processo de cura. Se nos cortamos, o corpo inicia, imediatamente, um caminho em direção à cicatrização da ferida. E isso ocorre em todos os níveis - físico, emocional, mental. Apesar disso ser óbvio para nós, a maioria das pessoas não se dá conta de quão maravilhoso é o mecanismo de cura do corpo humano. Então porque ficamos doentes ? O problema é como e quanto o nosso estilo de vida interfere com os processos naturais do corpo. Atualmente, a maioria das pessoas estão constantemente expostas a variados fatores provocadores de doenças:

Estresse físico típico do dia-a-dia;

Traumas e dificuldades emocionais que podem emergir de tempos em tempos (raiva, medo, preocupações, tristeza, culpa, ciúmes, etc.), sentimentos que muitas vezes não temos condições de processar e expressar adequadamente;

Substâncias químicas presentes nos alimentos que comemos, na água que bebemos, no ar que respiramos...;

Exposição a campos energéticos artificiais decorrentes dos inúmeros dispositivos eletrônicos que utilizamos regularmente, por exemplo: todas as redes de fios elétricos sobre nossas cabeças; telefones fixos e celulares; pagers; computadores; TVs; vídeos; aparelho de som; forno de microondas; etc.

Todos estes fatores comprometem as nossas redes de comunicação interna e os circuitos energéticos próprios do corpo. É crucial que estes sistemas estejam equilibrados para que o corpo seja capaz de coordenar sincronicamente os bilhões de atividades por segundo, necessárias para a manutenção da saúde. O corpo falha no seu trabalho porque seus mecanismos naturais estão prejudicados pelas agressões e estresses externos e internos (emoções). Em suma, seus circuitos energéticos estão "estourados" de forma semelhante a um curto-circuito que ocorre quando sobre-carregamos a rede elétrica em nossa casa. Ao restabelecermos uma boa comunicação entre as diversas partes e sistemas do corpo, elas podem então, voltar a se "falar". O corpo assim é capaz de se curar de forma rápida e eficaz.


COMO FUNCIONA O BODYTALK?

O primeiro ponto importante é identificar quais aspectos nos circuitos energéticos do corpo estão deficitários. O terapeuta se baseia na sabedoria inata para localizar tais áreas utilizando uma técnica de biofeedback ou resposta neuromuscular. 

Então o terapeuta dá leves batidinhas com os dedos no topo da cabeça do paciente. Isto estimula o cérebro, fazendo-o reavaliar o estado de saúde do corpo todo. Como resultado, todo o equilíbrio energético do corpo melhora muito.

O terapeuta então, bate levemente o esterno do paciente para "anunciar" as correções no fluxo energético para o resto do corpo. Isto é benéfico porque o nosso coração é o responsável por comunicar ao nosso corpo sobre o nosso estado de saúde. Estimular o coração com as batidinhas no esterno faz com que ele transmita a mensagem e a armazene como correções energéticas na memória celular; o que significa que o corpo se lembrará das mudanças depois que a sessão tiver terminado.

O protocolo do BodyTalk System é totalmente direto e objetivo e não requer um diagnóstico. O terapeuta tem como guia a "Sabedoria Inata". Ela é consultada através da resposta neuromuscular. Com isso, o terapeuta identifica não só os pontos em que há falhas de comunicação, como também, define em que seqüência eles deverão ser tratados. Assim como há uma seqüência apropriada de reações químicas no corpo para a cicatrização de uma ferida, por exemplo, há também uma seqüência mais apropriada para cada re-equilíbrio interno. Esta seqüência é um dos aspectos fundamentais para o processo de re-equilíbrio do corpo e coloca em ação a sua habilidade de autocura. Assim, a recuperação da saúde será uma conseqüência natural e rápida.


Como são as sessões de BodyTalk?

O número de sessões que serão necessárias, irá variar para cada paciente, de acordo com as circunstâncias de cada um.

Cada sessão costuma demorar algo em torno de meia hora. Sugere-se ao paciente que use roupas confortáveis e de preferência de algodão. Pede-se também que sejam retirados relógio, jóias, cinto. No final da sessão o terapeuta consulta a "sabedoria inata" ( via resposta neuromuscular ) para determinar se uma próxima sessão é necessária, e se sim, para quando esta deve ser agendada.

O número de terapeutas treinados em BodyTalk System está aumentando ao redor do mundo. Um terapeuta de BodyTalk precisa passar por um treinamento intensivo, através de cursos que engloba teorias e práticas especiais. O certificado de especialista só pode ser concedido pela International BodyTalk Association.


Em que casos BodyTalk pode ser aplicado ?


O BodyTalk pode ser útil em vários tipos de situações: 

a)pode ser usado para tratar de doenças ou distúrbios específicos; 

b)pode servir como método de prevenção e manutenção da saúde; 

c) pode ser um complemento a outros tipos de tratamentos de saúde.

© Luciano Flehr 2012